GEOLOGIA



DOCUMENTÁRIOS


GeoPortugal


 
O que somos? De onde vimos? O que nos traz o futuro? Estas são perguntas vulgares, que muitas vezes surgem como verdadeiros enigmas. A RTP2, a Unesco e a Farol de Ideias produziram um documentário sobre o papel das Ciências da Terra para o desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma rodagem que vai desde Arouca à Ilha das Flores, nos Açores, passando pelos impactos da erosão costeira, a importância do alargamento da Plataforma Continental, sem esquecer os aquíferos e os impactos das alterações climáticas na qualidade de vida. Qual a importância das geociências? No fundo, o conhecimento da litosfera, o «mundo das pedras», é tão importante e interessante quanto o da hidrosfera, da atmosfera e da biosfera. Todas estas «esferas» estão interligadas. A vida não seria possível sem essa relação que as Ciências da Terra estabelecem de uma forma holística, global.
Pode uma gruta ser uma janela para o coração da Terra? E as escarpas de uma falésia contar a história geológica de um país? No Dia da Terra a UNESCO e a RTP levam-no às diferentes paisagens de geodiversidade presentes em Portugal. Do turismo à extração mineira, da agricultura à medicina, uma viagem de 40 minutos que explora os muitos cenários em que a Geologia é uma fonte de riqueza.


  

Geopark-Naturtejo: uma paisagem a descobrir

Criado em 2006, este Geopark está integrado na rede mundial de Geoparques sob a responsabilidade da Unesco. Tem por objetivo valorizar estes lugares, testemunhas da história da terra e fomentar o emprego e o desenvolvimento económico regional.
São convidados deste programa o geólogo Carlos Neto de Carvalho, o historiador António Catana e o engenheiro Armindo Jacinto, presidente do Conselho de Administração da Naturtejo.

 De Visita às Minas do Lousal

Nesta emissão vamos de visita às Minas do Lousal. Situadas na faixa piritosa ibérica, as minas do Lousal laboraram por quase todo o século vinte. Em 1988 encerraram a exploração, deixando no desemprego e na miséria social muitas famílias de mineiros.
Uma década depois, com o apoio da Fundação Frederic Velge e da Câmara de Grândola, é feita a revitalização do Lousal com o reforço da identidade mineira, destacando-se a criação do museu mineiro, do hotel rural e do Centro Ciência Viva do Lousal. Este projeto recebeu recentemente o Prémio Geoconservação 2013.
São convidados do programa Jorge Relvas, Carlos Fernandes, Gaspar Nero e Fernando Fantasia.
 

NOTÍCIAS

 

Estudos para encontrar petróleo no Barreiro vão demorar três anos 1 

Estudos para encontrar petróleo no Barreiro vão demorar três anos 2


Os estudos técnicos ao encargo duma equipa especializada da Oracle Energy Corporation na prospeção de petróleo e gás natural no Barreiro vão demorar cerca de três anos, sem qualquer impacto prático no terreno.

 

 Os vulcões de lama do golfo de Cádis e as amêijoas gigantes que lá vivem



Frente a Portugal e Espanha, a alguns milhares de metros de profundidade, o chão do golfo de Cádis está pejado de vulcões de lama. A esses vulcões juntam-se agora outros três, um deles coberto por amêijoas gigantes. Mas, teremos ouvido bem? Vulcões de lama e amêijoas gigantes?

Empresa de James Cameron anuncia protótipo de telescópio para encontrar minerais preciosos no espaço




Quarto de americano desaparece numa cratera na Florida


O quarto de Jeffrey Bush, em Brandon, Tampa, no estado norte-americano da Florida, desapareceu numa enorme cratera no terreno onde está construída a sua casa. Parte da estrutura da habitação aluiu quando o homem estava a dormir na madrugada de sexta-feira.

 Pela conservação do património geológico português

O “Prémio Geoconservação 2013” foi entregue à Câmara Municipal de Grândola no Dia Mundial da Terra e Dia Nacional do Património Geológico.
A candidatura submetida pela autarquia à ProGEO Portugal - Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico designa-se “Aldeia Mineira do Lousal: um exemplo de sucesso na reabilitação do património geomineiro da Faixa Piritosa Ibérica”.

Erupção em El Hierro é fotografia do ano da NASA




Uma imagem da erupção submarina em El Hierro (Canárias, Espanha) foi votada pelos internautas como a melhor registada pelo Observatório da Terra da NASA em 2012.

Centro da Terra é mais quente do que se pensava

Temperatura alcança os 6 mil graus celsius, mais mil do que indicavam estudos anteriores

Algar do Monte da Queijeira

O agricultor Mário Galego, arrendatário de uma exploração agrícola na aldeia de Porto da Espada, foi surpreendido na sexta-feira com o aparecimento repentino de uma cratera com mais de uma centena de metros de profundidade, por 20 metros de largura e 40 de comprimento.

1 - Cratera com mais de cem metros de profundidade surgiu repentinamente numa aldeia de Marvão

2 - Cratera de Marvão poderá ter origem no excesso de água nos solos

 

4 – Exploração do Algar do Monte da Queijeira
Noticia – Descoberto dinossauro com penas datado do Jurássico Superior
A espécie foi encontrada no nordeste da China e designada por Eosinpteryx. O Ciência Hoje falou com paleontólogo português Octávio Mateus que explicou: “Sabemos que as aves descendem de dinossauros carnívoros chamados terápodos, mas aqueles que conhecemos com penas são do Período Cretáceo, mais recente. Este agora descoberto é bem mais antigo, na verdade é da altura do Jurássico superior, com cerca de 150 milhões de anos”.
  
Noticia – Meteorito que eliminou dinossauros extinguiu 83 por cento de lagartos e serpentes
Há 65 milhões de anos um asteróide terá colidido com a Terra provocando a extinção dos dinossauros. Mas não foram apenas esses seres vivos que desapareceram do planeta. Um novo estudo publicado na «PNAS» revela que o mesmo evento matou 83 por cento de espécies de lagartos e serpentes.
Noticia – A camada magnética protectora da Terra está a deteriorar-se

Sem comentários:

Enviar um comentário