SOCIOLOGIA

ESTUDOS DE SOCIOLOGIA - TRABALHOS DE ALUNOS























Publicamos hoje o trabalho de um grupo de alunos do 12º ano, turma E1. O estudo reflete a sua preocupação em aplicar, a uma realidade conhecida, a objetividade dos métodos investigativos.

Lê-se na Introdução:

A temática assente no nosso trabalho é a indisciplina e violência existentes nas escolas, tema que com o passar do tempo tem-se tornado mais polémico. O número de casos em todo o país tem aumentado todos os anos, sendo esta evolução visível tanto no quotidiano como nos media. É, por isso, e por outros motivos, que o tema da indisciplina está na ordem do dia. O fenómeno da indisciplina preocupa professores, alunos, encarregados de educação e todo o grupo docente e não docente das escolas e é, por isso, constituído o objeto de estudo da sociologia.

O nosso trabalho segue a metodologia do manual de investigação em ciências socias desenvolvido por Raymond Quivy composto por sete etapas: pergunta de partida; a exploração; a problemática; construção do modelo de análise; observação; análise das informações; as conclusões.


Ana Rita Andrade nº2
Bruno Carmo nº8
Miguel Vicente nº10
Pedro Simas nº23


A família constitui um grupo de pessoas unidas diretamente por laços de parentesco, no qual os adultos assumem a responsabilidade de cuidarem das crianças” (Giggens, 2000).


 A apresentação que se segue considera a evolução de alguns indicadores da Família, estudados na disciplina de Sociologia, tais como os nascimentos e a fecundidade em Portugal e na UE.




Sem comentários:

Enviar um comentário