quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Como estudar História?


Luneta antiga sobre mapa histórico

Como é sabido, cada pessoa é diferente e trabalha com capacidades e recursos de estudo também diferentes. Há também modelos de aprendizagem mais adequados para cada tipo de inteligência, pelo que as sugestões que serão objeto deste texto não são únicas nem esgotam todas as possibilidades.

Deixamos aqui algumas técnicas de estudo válidas para qualquer disciplina, mas ideais para História que é fundamentalmente factual e, em alguns casos, também conceptual.  É impossível dissociar os acontecimentos históricos da história das ideias, da história da arte e da própria estética. 


O objetivo deste artigo é propor uma conjugação das novas tecnologias da informação com as formas tradicionais de estudo (resumos, sínteses, esquemas, mapas de conceitos e frisos cronológicos) de forma a que o estudo ganhe novas formas de autonomia. 


Técnicas e Recursos para Estudar História


O conhecimento da nossa história é essencial para todos os estudantes, porque fornece o contexto para a realidade em que vivemos, explicando muitos dos eventos atuais. Por isso, estudar história é fundamentalmente compreender os acontecimentos em termos de causas e efeitos, alicerçados num dado contexto ideológico e político. A memorizar é importante mas mais importante ainda é analisar a informação e esquematizá-la para integrar os factos e relacioná-los.
1. Desenvolve e organiza as ideias
Em história, devido à sucessão de acontecimentos, a palavra-chave é o tempo. É essencial portanto, garantir que haja uma representação mental da ordem cronológica. Assim, podemos criar linhas do tempo que se conectam às nossas referências ou dividi-las por anos, décadas ou séculos.
Nos manuais escolares, os textos e documentos analisados são, por vezes, muito extensos. Não é preciso memorizar todos os detalhes. Em vez disso, é muito importante estabelecer uma conexão entre os factos. Os eventos devem seguir uma ordem lógica para nos ajudar a entender e memorizar, por isso o uso de mapas mentais ou conceptuais pode ser útil para visualizarmos todas as informações.
O mapa conceptual acima, compreende todas as ligações entre acontecimentos, povos e instituições com relevo na história da 2ª Guerra Mundial.  Uma técnica que podes usar para elaborares o teu próprio mapa é dividir cada um dos eventos estudados em causas, eventos e consequências. Existem vários programas que permitem realizar este tipo de mapas. Até o próprio Word apresenta uma aplicação que configura gráficos.

2. Cria uma ficha para cada tema
- Situa o evento / tema no tempo e no espaço
- Resume o evento / tema
- Analisa o contexto histórico (político, geográfico, cultural)
- Compreende o evento / tema 
      - antecedentes
      - causas, 
      - consequências
- Indica os desdobramentos e correlações do evento

Itens a pesquisar
Anotações sobre o tema / Acontecimento
Tema / Acontecimento

Espaço e Tempo

Contexto histórico

Principais causas

Principais eventos

Consequências


Exemplo da aplicação desta ficha:

a) Facto Histórico: Primeira Guerra Mundial.
b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.
c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.
d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.
e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.
f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia europeia, Aparecimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.

3. Retém as palavras-chave
Muitos exames de história incluem perguntas específicas sobre datas e nomes, a memorização deve fazer parte do nosso processo para estudar história. Os flashcards são uma uma excelente alternativa neste caso.
4. Vê filmes sobre situações da História
Outro método que pode ser muito eficaz quando se estuda a história é o cinema. Há muitos bons filmes que retratam acontecimentos históricos com alto rigor que nos permitem aprender enquanto desfrutamos de algum tempo de lazer. Se optares por essa técnica, certifica-te de que o filme é fiel aos factos históricos! Verifica a lista de filmes históricos, no site abaixo:
5. Faz quizzes de História e partilha-os com os teus colegas
Finalmente, uma vez que estudares história envolve memorizar uma série de informações, é necessário testar os nossos conhecimentos antes de enfrentar um exame. Podes criar um quiz baseado na matéria e trocar informações com os teus amigos.
6. Descobre formas de estudo online
A maioria dos professores propõem aos seus alunos a consulta regular de sites de referência ou mesmo os seus próprios sites. Neles podes encontrar resumos, exercícios, testes e outras tarefas de aprendizagem. 
Sugestões de sites de aprendizagem da História:
História Mais – tem de forma resumida acontecimento de datas e factos da história mundial desde o surgimento do mundo.
Sítios da História - um blogue com testes sobre toda a matéria de História para realizares e corrigires, treinando, assim, a escrita. 

Preocupa-te em verificar bem as fontes que utilizas nas tuas pesquisas. Deves confrontar os resultados, para te certificares de que encontraste informação válida.

Bom estudo!


Fontes:

https://www.examtime.com/pt/blog/como-estudar-historia/



Sem comentários:

Enviar um comentário