quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Tirar Apontamentos

A atividade de tirar apontamentos ajuda‐te a aprender muito melhor, para além de facilitar as revisões para testes e exames. Pelas vantagens que tirar apontamentos traz para a leitura/o estudo e para as revisões posteriores, justifica-se a sua utilização. Há que não esquecer que a sua eficácia depende, entre outros aspetos, de uma boa identificação das ideias principais e do relacionamento entre as ideias, da avaliação dos apontamentos tirados e consequente reformulação, do treino e aperfeiçoamento das técnicas usadas.







Tirar apontamentos pode ser bastante útil quando recebemos informações oralmente, por exemplo numa aula, ou numa palestra. As sugestões dadas podem facilmente ser adaptadas a essas situações.


Que vantagens podes ter em tirar apontamentos nas aulas:
  • Ajuda a manter a atenção e a concentração;
  • Nem tudo o que o professor diz está nos livros;
  • Ajuda a compreender melhor e a memorizar mais facilmente;
  • Aprendes a selecionar o que é essencial;
  • Treinas a escrita; 
  • Reténs as informações com mais facilidade, porque escreves quando ouves ou lês;
  • Aprendes melhor a estrutura do tema que é exposto;
  • Economizas tempo quando tens de fazer revisões para testes e exames;
  • Aprendes melhor e mais depressa, porque o registo de apontamentos implica empenho e esforço.

Como podes escolher as informações que vais anotar?
Utiliza as seguintes pistas:
  • Tom de voz do professor;
  • Palavras/frases que chamem à atenção (“Prestem atenção!”, “Isto é importante!”, “Lembrem-se disto”;
  • Repetição de ideias;
  • Exemplos dados pelo professor;
  • Tempo dedicado ao tema;
  • Registos no quadro;
  • Indicação expressa do professor de que a informação não está no livro;
  • Assuntos que surgem no sumário.

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Como podes elaborar os teus apontamentos?

- Durante as aulas:
  • Faz notas breves (não consegues escrever tudo o que ouves);
  • Tenta perceber a matéria (se tiveres dúvidas pergunta ao professor);
  • Toma nota dos registos no quadro (esquemas, exercícios, etc..);
  • Escreve pelas tuas próprias palavras, exceto informações como citações e definições;
  • Utiliza abreviaturas (mas só nos apontamentos);
  • Se perderes uma ideia, deixa um espaço em branco e depois perguntas ao professor ou a um colega;
  • Destaca as ideias que te parecem principais;
  • Deixa espaço para tirares ou fazeres anotações mais tarde;
  • Usa maiúsculas para destacar os temas principais;
    Usa símbolos para destacar cada um dos subtemas, sob o maior: 
    ---->    
    #        
    *  
    Escreve as ideias subordinadas mais adiante para mostrares que fazem parte daquele grupo maior.

    Relaciona as ideias entre si através do sinal de causa-efeito
    <-----> 

    Utiliza os símbolos da matemática (igual, diferente).


- Depois das aulas

Precisas de rever as notas no próprio dia, para te lembrares bem da matéria da aula e as poderes melhorar.
  • Verifica se colocaste a data e o sumário;
  • Relê o teu texto e completa-o com o auxílio do manual, se for necessário;
  • Coloca títulos, subtítulos e faz esquemas;
  • Utiliza cores diferentes para destacares as ideias principais das secundárias;
  • Verifica se os apontamentos estão claros e completos.


Como proceder para tirar apontamentos?

A leitura e o estudo de textos podem socorrer-se de diversas estratégias que tornem esse processo mais ativo e eficaz. Uma delas consiste em tirar apontamentos. Vejamos algumas vantagens da sua utilização:

- Facilita a concentração na leitura.
- Promove o relacionamento das ideias do(s) texto(s).
- Obriga à identificação das ideias principais.
- Torna a leitura e o estudo mais ativos.
- Facilita a leitura/estudo posteriores.


Como tirar apontamentos durante a leitura?
  • Lê o texto e tenta compreendr o seu sentido global;
  • Lê o texto por partes. Regista por palavras tuas, o que consideras mais importante, de uma forma muito mais resumida do que o texto;
  • Utiliza frases curtas ou palavras-chave;
  • Lê os teus apontamentos e procura melhorá-los, ligando bem as ideias e organizando o texto ou a ligação entre as frases ou palavras-chave, por exemplo através de um esquema;
  • Quando terminares, relê os teus apontamentos: avalia a sua coerência e adequação ao texto-fonte e, se necessário, faz correções;
  • Se for necessário, melhora outros aspetos e volta a fazer a autoavaliação.

Formas de organizar os apontamentos:

Várias técnicas podem ser utilizadas para organizar os apontamentos, desde textos até esquemas.

Textosquando se opta por se fazer um texto, pode recorrer-se à utilização de:

- títulos e subtítulos;
- letras maiúsculas e letras minúsculas;
- sublinhados de um ou mais tipos;
- cores diferentes para determinados assuntos ou para destacar palavras ou frases;
- caixas em torno de títulos para destacar ideias mais importantes.

Poderá ser deixada uma margem lateral em branco, destinada a permitir anotações em revisões posteriores.


Categorização e hierarquização de conceitos através de esquemas e mapas de ideias: 

Os apontamentos podem adotar a forma de esquemas, havendo muitos modelos possíveis, entre os quais:

ESQUEMA DE CHAVETAS



MAPA DE IDEIAS


Bibliografia: Wright, A. (1992). How to improve your mind.New York: Cambridge University Press.
Zenhas, A., Silva, C., Januário, C., Malafaya, C., e Portugal, I. (2002). Ensinar a estudar, Aprender a estudar (4.ª ed.). Porto: Porto Editora.

Webgrafia:
http://escolas.madeira-edu.pt/ebsscruz/Servi%C3%A7os/Escolares/Servi%C3%A7odePsicologia/Aprenderafazerapontamentos/tabid/12605/Default.aspx





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